Como Começar Um Negocio Online Com Baixo Risco

Hoje eu vou falar pra você os 7 passos iniciais para começar e manter o seu negócio online com baixo risco.

Infelizmente a taxa de negócios que não dão certo hoje é muito alta no Brasil. Em média 80 % das empresas fecham um pouco depois de abrirem. Isso acontece por muitos motivos… E eu tenho convicção que a mentalidade do empreendedor e como ele leva o dia a dia do negócio, são pontos chaves para isso.

A taxa de empresas que fecham é baseada em modelos de empresas físicos e felizmente no nosso caso, negócios online, é bem diferente. O que é ótimo, porém é fundamental que você saiba, principalmente de alguém que já cometeu muitos erros, como prosperar, superar e como crescer o seu negócio, dia a dia.

Vamos lá ?

Hoje o que eu vou fazer é listar 7 estratégias iniciais para você começar e manter o seu negócio com baixo risco. Vou explicar cada uma delas e também é claro, como eu sempre faço. Vou te dar passos práticos de ação pra cada uma delas. Então faz assim, já clica no gostei do vídeo, já se inscreve no canal, pra não perder tempo.

Aqui com certeza é o lugar que você deveria estar agora!

Estratégia 1 – Construir audiência, “sempre”

Eu nem preciso falar só de negócios online… Qualquer tipo de negócio, precisa de audiência, sem audiência, sem negócio! Isso é claro, você precisa de pessoas pra ouvir o que você tem a dizer. Não adianta ter o melhor produto do mundo, ser afiliado do melhor produto do mundo, vender o melhor serviço, se você não tem para quem mostrar.

Ai vai chegar alguém e falar, “Mas isso é fácil, eu compro tráfego e vendo”… Isso é geração de tráfego e eu estou falando aqui de audiência, pessoas te seguindo que você pode se comunicar quando você quiser.

Quando você constrói a audiência você não depende mais de investimentos externos o tempo todo. Você tem a sua audiência formada pra se comunicar, vender, recomendar (construção de audiência é construção de negócio). Além disso construindo a audiência faz com que você venda pra “eles” mais e mais vezes.

Certo, mas como construir esta audiência então?

Você pode construir de várias formas e com certeza eu vou fazer um vídeo separado para falar sobre isso. Então já se inscreve no canal para não perder.

Como dica rápida, Construção e Lista de E-mails, eu indico isso, antes de tentar vender, focar na geração de tráfego. Que também vamos falar no outro vídeo. Mesmo que 80% do seu tráfego vai embora, sem deixar o e-mail pra você, ainda assim o seu negócio vai ser mais lucrativo quando você constrói lista.

Outras são, por exemplo, usar as mídias sociais, eu recomendo muito mais focar no e-mail, mas as mídias sociais ajudam muito também. Colocar conteúdo no Youtube, Fanpage, seguidores no Instagram, as mídias que você se identifica no seu negócio, como principais eu gosto de usar o Facebook e o Youtube.

Outro tipo de audiência é manter um blog com conteúdo relacionado ao seu negócio. Na verdade um blog por si só não é a sua audiência, porém quando você adiciona conteúdo legal no blog acaba conseguindo seguidores que voltam mais e mais vezes pra consumir conteúdo.

É uma forma de audiência também, mas vamos fazer assim, pra audiência eu vou fazer um vídeo separado. Mas, como dica principal aqui foque sempre em construir audiência em todos os lugares possíveis. Porém, foque sempre em levar estas pessoas, esteja onde for, pra sua lista de e-mail.

Estratégia 2 – Relacione-se com a audiência

Eu cometi este erro e vou falar pra você agora. Eu tinha um site e construí uma lista de e-mail de um pouco mais de 100.000 pessoas, uma lista linda, muito grande… Só que eu nunca mandei 1 e-mail para esta lista, nunca mandei um conteúdo legal para eles, nunca dei um oi para eles, nunca, nada.

Um belo dia eu fui vender um produto para esta lista e não aconteceu nada. Uma lista que eu gastei para criar, estava gastando para manter ela no servidor e não me serviu de nada.

A audiência que você construir deve ser nutrida. Você precisa estar presente, se relacionar com a lista, seja e-mail, Fanpage, canal do Youtube, o que for, tem que estar presente. Assim quando você recomendar alguma coisa, uma promoção, lançamento, um produto novo, esta audiência vai estar quente. Próxima a você e a resposta é no mínimo 500 vezes melhor.

O que eu recomendo é no mínimo, 2 vezes por semana, você entrar em contato com a sua audiência. Esteja ela onde for, mas principalmente mídias sociais e lista de e-mail.

Estratégia 3 – Trabalhe sempre o seu posicionamento

Você tem audiência, ótimo, está se relacionando com as pessoas, ótimo também. Agora, porque que eles comprariam algo de você?

Basicamente porque você vai oferecer apenas aquilo que eles já querem. Isso é sobre conversão e vamos falar em outro vídeo, outro fator é que a lista sempre segue os seus conselhos. Eles confiam em você e confiam no que você diz.

Se você está doente e vai no médico e ele receita um remédio com um nome estranho que você nunca viu, você não tem ideia dos componentes que tem naquele remédio e mesmo assim você compra e toma, sem pensar… Isso porque o médico tem posicionamento de autoridade no assunto e você precisa ter esse posicionamento também.

O posicionamento com a sua audiência vai fazer parte disso. Através de conteúdo gratuito que você vai enviar para a sua audiência, eles vão consumir aquele conteúdo, ver que é de qualidade e pensar assim, “Nossa, se ele está me entregando isso aqui, de graça, imagine quando eu pagar para ele!”.

Mostrar as suas melhores métricas para a sua audiência… Números de inscritos, número da sua lista de e-mail, depoimento de nomes influentes dentro do seu nicho de mercado, depoimentos de clientes a respeito do seu trabalho, número de visitas do seu site, enfim. Mostrar números grandes para a sua audiência para você se posicionar como alguém que realmente impacta a vida das pessoas.

Isso é prova social! “Se tem muita gente é porque realmente é bom”… Sobre posicionamento tem outro vídeo no canal, mas saiba que trabalhar o seu posicionamento é tão importante quanto construir a audiência e se relacionar com a sua audiência.

Estratégia 4 – Investimento em marketing

Um dos principais investimentos que você tem que fazer é investir em marketing. O marketing é o que vai fazer o seu negócio crescer… Um dos pontos principais que eu também quero falar pra você é sobre cuidar do dinheiro. Mas, já já nós vamos falar sobre isso.

Um dos investimentos fixos que você tem que ter no seu negócio é em marketing, sempre! Mas o que investir em marketing então?

Para negócios online basicamente é investir na geração de tráfego, investir em plataformas de anúncios, buscar novas fontes de tráfego, terceirizar a criação de conteúdo. Ou seja, aumentar o alcance das suas comunicações, com isso sempre fazer a sua audiência crescer, perceba que uma coisa conecta-se a outra.

O que eu recomendo é o formato dos 20% para começar, mas o que que é isso?

Pegue o seu lucro, todos os meses e tire 20%, invista em marketing, provavelmente ao investir os 20%, no próximo mês o seu negócio vai crescer um pouco… Afinal você está investindo, ai você vai pegar 20% novamente, só que como o seu negócio cresceu um pouco estes 20% serão um pouco maior do que no mês anterior. Assim todos os meses você vai crescer cada vez mais, não importa se faturou R$ 1.000,00 ou R$ 100.000,00, tire 20% e invista em marketing.

Quanto mais você investir, mais audiência você vai criar, mais audiência e mais receita. Assim o seu negócio vai crescendo de uma forma saudável e constante.

Estratégia 5 – Tratar os seus clientes como família

Seguindo os passos que estou explicando você vai conseguir clientes ou aumentar o número que você já tem.

Agora você precisa pegar os clientes que já compraram de você e tratá-los como membros da sua família. Lembra que eu falei de relacionamento antes?

O que muitos fazem, e está errado, é que depois de venderem, pronto, acabou, e nunca mais olham para os clientes. Isto está errado, você precisa dar mais foco em quem já é o seu cliente, ele é muito valioso pra você.

Um cliente que já comprou de você tem a tendência 11 a 14 vezes maior de comprar do que alguém que nunca comprou de você. Basicamente o que você tem que fazer é manter quem já comprou de você em uma lista separada, entregar um bom conteúdo extra para esta lista, entregar bônus extra e continuar se relacionando mais com esta lista com conteúdo, dicas, entrevistas.

Quando você oferecer outro produto, a taxa de conversão de quem já comprou de você é muito maior. Não tem comparação, ainda mais mantendo um relacionamento com a lista.

Estratégia 6 – Investir em você

Você como empreendedor é a peça chave do seu negócio, você precisa estar preparado. Investir na sua preparação, atualização é outro investimento primário do seu negócio. Você tem que separar parte do seu aprendizado e treinamento também pra treinamentos extras.

Investir em conhecimento sobre o seu nicho para que você fique sempre atualizado.

Investir em conhecimento para crescer o seu negócio. Recomendo também investir em empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Afinal você precisa estar com a mente preparada, investir em produtividade, performance e motivação.

Acredite ou não isso faz muita diferença, investir em você, na sua mente, no seu conhecimento.

Estratégia 7 – Cuidar muito bem do dinheiro

O ótimo de um negócio online são os custos, são muito baixos, o risco é muito baixo. Porém, hoje são muitas ferramentas, isso, aquilo, aquele serviço ali, aquele serviço lá, custos básicos de $ 10,00, $ 15,00, R$ 50,00, R$ 40,00, ma somando isso no final do mês a conta fica alta.

Faça uma lista dos gastos mensais que você tem hoje, principalmente os fixos e analise se tudo ali é 100% importante. E se você está usando agora. O que não for importante ou que você não estiver usando neste momento, simplesmente cancele. Mantenha somente os serviços principais como hospedagem, e-mail marketing.

Quanto a ferramentas de serviços tente encontrar aquelas que você compra e tenha que pagar apenas 1 vez e não ferramentas com pagamentos mensais. Esta é a melhor coisa que você pode fazer.

Mantenha atualizado também o seu controle de entradas e saídas. Isso é importante para te mostrar claramente o que está acontecendo com o seu negócio. Uma das formas de ter mais dinheiro é saber cuidar do dinheiro, não jogar o dinheiro fora.

Seguindo estas dicas simples, porém importantíssimas, você vai estar no caminho certo para construir e manter o seu negócio. Com o risco de ter problemas muito baixo.Construir a audiência e transformar eles em lista de e-mails, se relacionar com a sua audiência frequentemente. Conforme eu já recomendei, em média 2 vezes por semana, trabalhar sempre o seu posicionamento, investir parte do seu lucro, sempre, em marketing.

Tratar os seus clientes como família, investir em você, administrar e cuidar muito bem do seu dinheiro. Além disso, pra cada um destes itens que eu falei neste artigo eu vou fazer um vídeo único, separado, entrando em mais detalhes, porque sim, são muito importantes.

Conclusão

Espero que você tenha gostado destas dicas e que elas tenham te ajudado.

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